Olá, escolhi este tema justamente porque estudo Biblioteconomia e quando falo o nome do curso normalmente as pessoas me olham e perguntam: - O que? O que é isso?
Aí eu simplesmente digo: - Estudo para ser Bibliotecária! - Eles respondem: - Ahhh ta, cuida da biblioteca né? - Basicamente isso, porém um pouco mais.
Por esse motivo explicarei aqui resumidamente o que faz e qual a importância de um Bibliotecário. Como comecei minha graduação este ano na Universidade de Caxias do Sul- RS, manterei vocês por dentro de tudo o que acontece neste meio, minha visão do curso, minhas dificuldades e assim por diante. Então vamos logo ao assunto!!
***O que é um bibliotecário? Que ele faz? Onde trabalha? ...
Mas afinal, o que é Biblioteconomia?
A palavra Biblioteconomia é composta por três elementos gregos – biblion (livro) + théke (caixa) + nomos (regra) – aos quais juntou-se o sufixo ia. Etimologicamente, portanto, Biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas, edifícios (FONSECA, 2007, p. 1)
Define-se Biblioteconomia, no seu sentido restrito, como a área que realiza a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas [...] (ORTEGA, 2004, p. 1).
Biblioteconomia é a área do conhecimento que se ocupa com a organização e a administração das bibliotecas e outras unidades de informação, além da seleção, aquisição, organização e disseminação de publicações sob diferentes suportes físicos (TARGINO, 2006 apud RUSSO, 2010, p. 47)
Conhecimento e prática do planejamento e da administração de unidades de informação e da coleta, armazenagem, recuperação e disseminação de informações (GLOSSÁRIO, 2015).
O conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos relativos à organização e administração de uma biblioteca. [...] A arte de organizar, conservar e administrar uma biblioteca (BUONOCORE apud LITTON, 1975, p. 196).
A necessidade de organizar, conservar e divulgar os documentos, desde o início da escrita até a época moderna, levou as bibliotecas a criarem uma série de procedimentos e métodos que, apesar de possuírem caráter eminentemente técnico, visando à resolução de problemas práticos, formaram um conjunto de técnicas e de questões envolvendo a rotina dessas técnicas que, ao longo do tempo, se constituíram na base da futura disciplina Biblioteconomia (SANTOS; RODRIGUES, 2013, p. 116).
O que fazem os Bibliotecários?
Cabe ao bibliotecário coletar obras, em quaisquer suportes, de interesse do público a ser atendido, para incorporação ao acervo. Ele necessita conhecer as características de edição, a seriedade das editoras e dos autores, sua competência no assunto, seu zelo pela língua portuguesa, seja nos originais ou nas traduções, suas diferentes visões de mundo, intérpretes, diretores, enfim, saber distinguir entre a boa qualidade de uma edição e a pura especulação comercial.
Cabe ao bibliotecário organizar o acervo, físico ou ciberespacial. Após selecionadas e coletadas, as obras necessitam de organização, visando a seu acesso pelo público, sob diversos enfoques de busca e recuperação. O bibliotecário conhece as normas e procedimentos para o intercâmbio nacional e internacional de informações bibliográficas e para adequação ao público.
Cabe ao bibliotecário disseminar as obras, por meios vários, inclusive ações culturais.
Cabe ao bibliotecário manter-se atualizado quanto às novas tecnologias voltadas à área biblioteconômica e a seus usuários.
Cabe ao bibliotecário manter-se atualizado quanto à cultura, à sociedade de modo geral e à comunidade em particular, de modo a promover a cidadania, a ética e a cultura da paz.
Cabe ao bibliotecário comunicar-se com o público, tornando o espaço biblioteconômico, tanto físico como ciberespacial, um lugar agradável e de lazer.
O bibliotecário, e somente ele, recebe formação consentânea e especializada para o cumprimento de todas essas funções, sendo portan
to indispensável ao adequado funcionamento da biblioteca ou do centro de documentação e informação.
O bibliotecário é partícipe ativo da cidadania e da transformação de cada indivíduo.
Onde trabalha?
O bibliotecário de hoje, além atuar nas bibliotecas, é ponto de referência nas empresas. Precisa estar inteirado de todos os setores, trabalha como articulador das informações e auxilia na pesquisa por soluções. O conceito da profissão é objetivo, tem como missão cuidar da informação e como função organizar, gerenciar, recuperar e disseminar o conhecimento. É preciso desmistificar o papel do bibliotecário que ainda é visto como aquele quietinho, ou aquela senhora de óculos entediada pelo silêncio na biblioteca. A profissão é uma unidade viva que pulsa constantemente.
Bom, é claro que tem muito mais sobre o assunto mas o básico sobre ele está aí! Logo, logo ao longo de meus estudos vou lhes contando mais sobre minha futura profissão. Aguardem!!
Abração!


Nenhum comentário:
Postar um comentário