RPG é a abreviação do termo RolePlaying Game, que já foi traduzida de várias formas em nossa língua. Uma das mais populares é Jogo de Interpretação de Papéis. Apesar dessa tradução e de ser comum ouvir a expressão "Vamos jogar RPG!", o RPG não é exatamente um jogo.
No teatro, os atores decoram seu script - conjunto de ações, gestos, falas... - e interpretam personagens de ficção, seguindo o enredo pré-definido pelo autor. Em um jogo, as pessoas tomam decisões limitadas pelas regras, para ultrapassar desafios, ser melhor do que seus adversários e vencer o jogo. Quando se une o que há de melhor nesses dois universos, temos o RPG.
Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá o papel de "narrador" - algumas pessoas ainda usam o termo "mestre" - e os demais, serão os jogadores. Para enriquecer a partida, adicione livros de algum sistema de sua preferência, pois sem regras o narrador não irá convencer os jogadores dos rumos tomados pela história.
Antes da partida, o narrador deverá orientar os jogadores - sempre seguindo as regras do sistema escolhido - para preencher a ficha do personagem. Nela encontramos informações essenciais como por exemplo, força, resistência, inteligência, detalhes sobre a personalidade, perícias, entre outros. Todos os jogadores já possuem seus personagens...? Então é hora do narrador contar uma introdução sobre a aventura, para conscientizar os jogadores sobre o que aconteceu até alí, e finalmente dar à eles, um objetivo básico que irá desencadear o início da aventura.
Os acontecimentos vão sendo narrados, os jogadores seguem imaginando tudo o que acontece. E quando um personagem precisa tomar uma atitude...? O jogador em questão diz ao narrador o que pretende fazer, é analisado se esta atitude é viável - baseado na ficha do personagem - e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é realizado com sucesso ou não.
Os dados são peças fundamentais em um RPG, e eles não se limitam nos dados de 6 lados tradicionais. Existe uma variedade, alguns mais raros e usados apenas por determinados sistemas, e podem ser chamados pela letra "D" seguida pela quantidade de lados. Assim, teremos para o dado de 8 lados, o nome D8 assim como para o dado de 12 lados, o nome D12.
Para não limitar a quantidade de personagens ao número de jogadores, é comum haver muitos personagens controlados pelo narrador. São conhecidos como NPC - sigla de Non-Player Character. Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.
Cada sessão de RPG é uma experiência única. É impossível o narrador ter controle total da história, pois nunca se sabe o que os jogadores irão decidir diante das adversidades criadas no decorrer do caminho. Após certos eventos, o narrador irá distribuir pontos de experiência para os personagens - baseado nas regras do sistema - permitindo que eles evoluam seus atributos, tornando a partida ainda mais interessante.
MMORPG
Um
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) pode ser considerado um MMO, no entanto um MMO nem sempre pode ser um MMORPG.
*Florensia Online
Enquanto que o
MMO baseia-se em jogos com vários jogadores simultâneos, o
MMORPG, além de possuir essa característica, também possui os mesmos atributos que um
RPG (Role Playing Game).
O RPG é um formato de jogo que não possui uma ordem cronológica ou de ações pré-definidas. O jogador é livre para "explorar" todo o mundo virtual do game, fazer missões alternativas e ir personalizando o seu personagem, ao longo do progresso do jogo.
*Aura Kingdom - Chinês ( Sim eu joguei em chinês antes de ter o inglês e antes de ter o português) XD
O MMORPG é, portanto, a junção dos formatos MMO e RPG.
MMO é a sigla em inglês para Massive Multiplayer Online (Multijogadores Massivos Online, na tradução literal) e representa uma modalidade de jogo online, onde vários jogadores competem e interagem ao mesmo tempo.
Ao contrário dos jogos multiplayers(multijogadores), onde o número de jogadores são limitados em meia dúzia, no máximo, os jogos em MMO permitem a interação de dezenas, centenas ou até mesmo milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Os games em MMO surgiram a partir da conectividade dos PC's com a internet, ou seja, os primeiros jogos eram desenvolvidos para computadores. No entanto, com a evolução dos consoles, os jogos MMO passam a estar nos novos modelos de videogames, que possuem conectividade com a rede mundial de computadores.
Multiplayer online battle arena, abreviado de MOBA, também conhecido como Action real-time strategy, abreviadoARTS, é um subgênero de jogos de estratégia em tempo real, caracterizado por sua semelhança ao jogo Defense of the Ancients (DotA), um cenário personalizado para o jogo Warcraft III. Diferente de jogos de estratégia em tempo real tradicionais, elementos como: gerência de base, coleta de recursos e criação de exército foram removidos, focando a ação do jogador em um único personagem chamado herói ou campeão, deixando o jogo com jogabilidade e mêcanicas semelhantes a jogos como Diablo ou Dungeon Siege.
O termo MOBA é utilizado pela Riot Games, enquanto que o termo ARTS, abreviação de Action Real-Time Strategy, é utilizada pela Valve, ambas para descreverem jogos do mesmo tipo.
Lista de jogos do gênero